Centro de Síntese em Mudanças Ambientais e Climáticas vai gerar informações para reduzir impactos climáticos no Brasil

03.04.2023

Banner da notícia

O Centro de Síntese em Mudanças Ambientais e Climáticas (SIMAClim), lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), terá papel fundamental para produzir informações baseadas em evidências científicas voltadas aos tomadores de decisão. O projeto, inédito no Brasil, recebeu investimento de R$ 10 milhões e foi lançado em 23 de fevereiro no Recife (PE). Os recursos, que serão executados de modo parcelado em 48 meses, são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e foram liberados por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao MCTI.

 

O projeto vai produzir informações que subsidiarão a tomada de decisão. Com sede na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), SIMAClim será conduzido pela Rede CLIMA (Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais), que reúne cerca de 150 cientistas. A Rede de pesquisas vinculada ao MCTI é instrumento institucional para atuação da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e tem como finalidade impulsionar a geração de conhecimento e o avanço científico e tecnológico na área de mudança do clima.

 

Leia a matéria completa em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2023/02/centro-de-sintese-em-mudancas-ambientais-e-climaticas-vai-gerar-informacoes-para-reduzir-impactos-climaticos-no-brasil