REDE PRODEMA GANHA PRÊMIO CAPES DE TESE – 1º DO NORDESTE NA ÁREA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS

27.08.2024

Banner da notícia

 Pela primeira vez, uma tese de doutorado de um programa de pós-graduação do Nordeste foi agraciada com o prêmio na área de Ciências Ambientais, que passou a integrar o Prêmio CAPES a partir de 2013. A tese de Diogo da Fonseca Soares, intitulada “Model to Determine Greenhouse Gas Emissions of the Urban Railway System in the Northeast of Brazil” (Modelo para Determinar Emissões de Gases de Efeito Estufa do Sistema Ferroviário Urbano no Nordeste do Brasil), foi orientada pela professora Dra. Josiclêda Domiciano Galvíncio, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e pelo professor Dr. Ángel Fermín Ramos Ridao, da Universidad de Granada, na Espanha.

O trabalho, desenvolvido por Diogo Soares no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento em Meio Ambiente (PRODEMA) da UFPE, em co-tutela com o programa de Engenharia Civil da Universidad de Granada - Espanha, onde Diogo já havia ganhado a houraria de Lauria Acadêmica aborda a emissão de gases de efeito estufa (GEE) no setor ferroviário.

A pesquisa ressalta a importância desse setor na redução das emissões globais de gases de efeito estufa, revelando um aumento significativo nas publicações científicas sobre o tema e identificando lacunas na pesquisa de sustentabilidade. ‘A tese propõe uma nova ferramenta de cálculo de emissões de gases de efeito estufa focado para o setor ferroviário, sendo aplicado no sistema de ferrovia do Nordeste do Brasil, promovendo estratégias de mitigação, como o Programa SWEC (Saving Water and Energy in Construction). A pesquisa também destaca a importância da eletrificação e da adoção de tecnologias limpas para a sustentabilidade ferroviária, contribuindo significativamente para os objetivos globais de sustentabilidade.