Índice de Doenças provenientes da Radioatividade é tema de ação desenvolvida no Seridó pelo Prodema/UFRN

03.04.2023

Banner da notícia

A ação foi desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) nos municípios de Lajes Pintadas e Santa Cruz.

Recentemente pesquisadores do Laboratório de Genética Toxicológica (Genetox/UFRN), desenvolveram estudos sobre a radioatividade natural no Brasil. Os resultados demonstram níveis de radiação acima das diretrizes internacionais e consideram esta região do território brasileiro como a de mais alta radiação natural, em decorrência da exposição de produtos radioativos, como o gás radônio (Rn) e o chumbo (Pb). Esses elementos em elevada exposição podem levar às pessoas o desenvolvimento de neoplasias, tumores originados pelo aumento do número de células no organismo.

Motivados pelo índice de doenças provenientes da radioatividade natural nas regiões do Seridó, alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), vinculado ao Centro de Biociências (CB/UFRN) e a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN), promoveram um evento para despertar o pensamento crítico e científico da população acerca da temática. Intitulada Radioatividade natural na microrregião Borborema Potiguar: perspectivas em saúde, educação e meio ambiente, a ação aconteceu no período de 25 de novembro e 2 de dezembro, nos municípios de Lajes Pintadas e Santa Cruz.

imagem da notíciaimagem da notíciaimagem da notícia